quinta-feira, 6 de maio de 2010

Equipe do Agita:

Coordenação do Agita Sobral - Professora Especialista Teresa Cristina Mendes Carneiro
Estagiárias:
Patrícia Martins de Oliveira
Elis Vanessa Bezerra Almeida
Èryca Liana Teixeira Alves
Rafaela Caldas Mapurunga Sampaio
Selva Micia Paula
Rosalina Maria Pereira Magalhães

terça-feira, 4 de maio de 2010

Breve Histórico do Agita Sobral

A Prefeitura Municipal de Sobral, desde 2001, aderiu a proposta do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física “Agita Brasil” sendo uma iniciativa do Ministério da Saúde, visando incrementar o conhecimento da população sobre os benefícios da atividade física, chamando a atenção para a sua importância como fator predominante de proteção à saúde, no intuito de envolvê-la na prática de tais atividades. O “Agita Sobral” foi inspirado na proposta deste programa, visando estimular a alteração dos hábitos de vida das pessoas com a incorporação da prática regular de, pelo menos, 30 minutos de atividade física, na maior parte dos dias da semana – se possível, diariamente – de intensidade moderada, como estratégia para redução de risco de doença crônica não transmissível e para a qualidade de vida. O Agita Sobral foi estruturado inicialmente pelas Secretarias da Saúde e Ação Social e Secretaria do Esporte e Juventude, fundamentando-se nos objetivos da promoção da Saúde dando ênfase na intersetorialidade. Desde o seu lançamento o Agita Sobral desenvolve ações regulares para elevar o nível de atividade física tais como: ginástica localizada, alongamento, dança, ginástica laboral, avaliação física, recreação e eventos pontuais como: Aniversário do Programa Municipal de Atividade Física Agita Sobral e o Dia do desafio, sendo assim atendidas entre os anos de 2001 á 2009 uma média de 398.388 pessoas. O Programa atende todas as faixas etárias e camadas sociais, atuando diretamente nos bairros em pólos de atendimento como escolas, igrejas, associações, P.S.F e áreas de lazer, tais como: Ginásio Poliesportivo, Margem Esquerda, Parque da Cidade, Expectativa, Sumaré Junco e outros.
O Programa Municipal de Atividade Física Agita Sobral, tem como premissa ampliar a visão, a compreensão e a atuação no processo saúde-doença por meio da sensibilização da comunidade para a realização diária de exercícios físicos.

O que é o Agita Sobral

É um Programa desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude e Secretaria de Saúde e Ação Social, onde visa mostrar a importância da atividade física, incentivando a mudança de hábitos diários para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos sobralenses. O Programa também conhecido como Agita Sobral foi criado no mês de abril de 2001, e no ano em curso fará nove anos de execução no município. Tem ainda por objetivo ampliar a visão, a compreensão e a atuação no processo saúde-doença por meio da realização diária de exercícios físicos, recreativos e de lazer.