sexta-feira, 24 de junho de 2011

RECREAÇÃO


Recreação é uma das formas de atividade de "passar o tempo" para obter a distração de um indivíduo, ou seja, relaxamento mental ou físico do corpo. Enquanto o lazer é uma forma de entretenimento ou descanso, a recreação exige um certo desempenho em atividades de forma a obter diversão. Os jogos de recreação visam apenas o divertimento dos jogadores, não sendo assim um jogo desportivo, no qual o objetivo é a competição.


Uma forma de recreação que é muito comum em escolas conhecida como recreio, é a interrupção das aulas, que pode incluir uma atividade física, como uma brincadeira ou um esporte.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESCOLHA SUA DANÇA ...

              Dança de Salão
          Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. No Brasil, são praticadas algumas danças de salão, e entre elas: o forró, o samba de gafieira, o soltinho, o bolero, o tango, o zouk, a lambada, a salsa. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras. Internacionalmente, para fins de competição, o termo dança de salão se restringe a certas danças, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin -- definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC, na sigla em inglês). As danças praticadas nesses estilos são: a valsa lenta (ou valsa inglesa), o tango internacional (diverso do tango argentino), a valsa (também chamada de valsa vienense), o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba (diferente das modalidades de samba brasileiro), o chachachá, a rumba, o paso doble e o jive (International Latin). A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. É possível que abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrittio Caroso. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem. A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.
Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.[4] Existe uma versão brasileira semelhante ao swing chamada soltinho. No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango.
 Brasileiras



Latinas
 Outras
Modernas
American Smooth
American Rhythm


quarta-feira, 1 de junho de 2011

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTOS E AGENDA DO AGITA SOBRAL

O Programa Municipal de Atividade Física - Agita Sobral vem realizando alguns atendimentos em diversos locais do nosso município e seguindo uma agenda mensal. Abaixo está a relação dos atendimentos e agenda do mês de Maio.

- Dia 01 de junho - Reunião do Conselho do Idoso.
- Dia 01 de junho - Reunião do Conselho da Mulher.
- Dia 02 de junho - Seminário Municipal de Convivência  Familiar e Comunitária de Sobral.
- Dia 03 de junho - Abertura do Jogos Escolares ( JES).
- Dia 07 de junho - Estudo dirigido do Agita Sobral.
- Dia 07 de junho - Grupo de Trabalho do Projeto Venci o Tempo Vencerei a Dengue.
- Dia 24 de junho - Arraiá do Agita Sobral.
- Dia 30 de junho - Entrega de relatórios e freqüência do Agita Sobral 
- Dia 31 de junho -  Aniversários do mês de junho.