quinta-feira, 29 de março de 2012

ATIVIDADE FÍSICA - COMECE JÁ.



                                Atividade Física

Dá uma preguiça danada só de pensar em fazer....mas para uma vida saudável,hoje em dia  com a alimentação que nós temos,nem sempre saudável,as vezes em fast food,por causa da correria do dia dia,a atividade física tem que ganhar mais espaço na nossa vida.


A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

Quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.


Como é feita a escolha da atividade física adequada?

A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:

• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.

• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.

• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.


Portanto meninas... vamos malhar.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrega de Certificados - Curso de Ginástica 2012

A Secretaria do Esporte e Juventude, através do AGITA SOBRAL entrega os certificados do Curso de Ginástica ( STEPe LOCALIZADA) que foi realizado em Janeiro de 2012. Durante o ano corrente será realizados outros cursos em diversa áreas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Semana da Mulher - Agita Sobral entrega brindes

A Secretaria do Esporte e Juventude, entregou as Mulheres do Agita Sobral brindes em comemoração a Semana da Mulher - 2012, dentro das nossas atividades diárias.
Entregamos nos seguintes locais: Margem Esquerda (foto), Ginásio Poliesportivo, Igreja da Ressurreição, Sinhá Sabóia, Conjunto Monsenhor Aloísio Pinto ( quadra do bairro).
                               PARABÉNS A TODAS AS MULHERES DE SOBRAL. 

terça-feira, 13 de março de 2012

Educação Física: O Circo ao acesso de todos


A Professora Fernanda Pedrosa de Belo Horizonte realizou com alunos do ensino fundamental da Escola José de Calasanz e buscando resgatar a memória de infância teve a idéia de explorar atividades CIRCENSES. Diante de uma pesquisa com os alunos identificou que eles só associavam o circo a palhaços e domadores de animais. Então resolveu oferecer práticas circenses, como as acrobacias e as manipulações.
Durante as aulas a professora valorizava a participação de todos até os quatro alunos com sequelas de hidrocefalia, paralisia cerebral e distrofia muscular progressiva. Em consideração ao grau crescente de de dificuldade e as características de todos os alunos, Fernanda definiu a ordem das atividades em três eixos.
1- Manipulação ; 2 - Acrobacias; 3 - Equilíbrio.
Tinha cambalhota, malabares,carrinho de mão,corda, equilíbrio no tambor,contato com bola, manobras acrobáticas.
Revista: Janeiro/fevereiro 2012
Maiores informações acesse a revista NOVA ESCOLA.
Modalidades acessíveis:
MANIPULAÇÕES
Exercício malabares.
O que usar: balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços e arcos.
Desenvolve: Agilidade e coordenação motora. 
ACROBACIAS
Exercícios: Corda, estrela,cambalhota, rolamento e parada de mão.
A que usar: Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança.
Desenvolve: Força e resistência musculares.
EQUILÍBRIO
Exercícios: tambor e perna de pau.
O que usar: latões e latas de leite em pó com um fundo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon.
Desenvolve: equilíbrio e coordenação motora.
Mais em novaescola.org.br/extras.