A Professora Fernanda Pedrosa de Belo Horizonte realizou com alunos do ensino fundamental da Escola José de Calasanz e buscando resgatar a memória de infância teve a idéia de explorar atividades CIRCENSES. Diante de uma pesquisa com os alunos identificou que eles só associavam o circo a palhaços e domadores de animais. Então resolveu oferecer práticas circenses, como as acrobacias e as manipulações.
Durante as aulas a professora valorizava a participação de todos até os quatro alunos com sequelas de hidrocefalia, paralisia cerebral e distrofia muscular progressiva. Em consideração ao grau crescente de de dificuldade e as características de todos os alunos, Fernanda definiu a ordem das atividades em três eixos.
1- Manipulação ; 2 - Acrobacias; 3 - Equilíbrio.
Tinha cambalhota, malabares,carrinho de mão,corda, equilíbrio no tambor,contato com bola, manobras acrobáticas.
Revista: Janeiro/fevereiro 2012
Maiores informações acesse a revista NOVA ESCOLA.
Modalidades acessíveis:
MANIPULAÇÕES
Exercício malabares.
O que usar: balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços e arcos.
Desenvolve: Agilidade e coordenação motora.
ACROBACIAS
Exercícios: Corda, estrela,cambalhota, rolamento e parada de mão.
A que usar: Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança.
Desenvolve: Força e resistência musculares.
EQUILÍBRIO
Exercícios: tambor e perna de pau.
O que usar: latões e latas de leite em pó com um fundo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon.
Desenvolve: equilíbrio e coordenação motora.
Mais em novaescola.org.br/extras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário